Benefícios à saúde do óleo de coco, são como perda de peso, pele e cabelo mais saudáveis ​​e aumento do metabolismo,, considere consumir uma certa quantidade de óleo de coco com base em seus objetivos alimentares, pois ele é rico em gorduras saturadas, ácido láurico, e o restante mirístico, palmítico, esteriático e ácidos gordos de cadeia curta.

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO PARA A SAÚDE 2025

Comida Beleza Blog Nutrição Receitas Saúde
Benefícios à saúde do óleo de coco,  são como perda de peso, pele e cabelo mais saudáveis ​​e aumento do metabolismo,, considere consumir uma certa quantidade de óleo de coco com base em seus objetivos alimentares, pois ele é rico em gorduras saturadas, ácido láurico, e o restante mirístico, palmítico, esteriático e ácidos gordos de cadeia curta.

Há mais de 1.500 estudos mostrando que o óleo de coco é um dos alimentos mais saudáveis ​​do planeta. Os usos e benefícios do óleo de coco vão além do que a maioria das pessoas percebe, pois o óleo de coco — feito de copra ou polpa de coco fresco — é um verdadeiro super alimento. Um questionário recente afirma que 72% dos americanos considera o óleo de coco como um alimento saudável, comparando com 37% dos nutricionistas. Esta diferença poderá estar relacionada com o marketing que tem sido realizado de forma favorável ao óleo de coco pelos meios de comunicação social.

O perfil lipídico do óleo de coco consiste em 82% de gorduras saturadas, metade das quais ácido láurico, e o restante mirístico, palmítico, esteriático e ácidos gordos de cadeia curta.Não é nenhuma surpresa que este óleo tenha ganhado popularidade na indústria da saúde e bem-estar. Explore os benefícios potenciais e usos práticos do óleo de coco para encontrar maneiras criativas de adicioná-lo à sua rotina diária.

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO:

1. AJUDA A TRATAR E ATÉ EVITAR ALZHEIMER E DEMÊNCIA

A digestão de ácidos graxos de cadeia média (MCFAs) pelo fígado cria cetonas que são prontamente acessíveis pelo cérebro para energia. As cetonas fornecem energia ao cérebro sem a necessidade de insulina para processar glicose em energia.Pesquisas mostraram que o cérebro realmente cria sua própria insulina para processar glicose e energizar células cerebrais. Estudos também sugerem que, como o cérebro de um paciente com Alzheimer perde a capacidade de criar sua própria insulina, as cetonas do óleo de coco podem criar uma fonte alternativa de energia para ajudar a reparar a função cerebral.

Uma revisão de 2020 destaca o papel dos triglicerídeos de cadeia média (como o óleo MCT ) na prevenção da doença de Alzheimer devido às suas propriedades neuroprotetoras, anti-inflamatórias e antioxidantes. O óleo de coco é diferente de outros óleos alimentares, porque é composto principalmente de ácidos graxos de cadeia média (MCFAs)

Enquanto a maioria dos outros óleos são quase inteiramente ácidos graxos de cadeia longa. Isso significa que os ácidos graxos no óleo de coco são compostos de uma cadeia de seis a 12 átomos de carbono, em oposição aos mais de 12 encontrados em ácidos graxos de cadeia longa. Essa diferença na estrutura tem todos os tipos de implicações, incluindo como o óleo é digerido e como ele influencia seu corpo.

2. O ÓLEO DE COCO PARA RETARDAR O ENVELHECIMENTO

Uma pesquisa publicada no periódico médico Food and Function descobriu que o óleo de coco melhora os níveis de antioxidantes e pode retardar o envelhecimento. O óleo de coco funciona reduzindo o estresse no fígado e diminuindo o estresse oxidativo. Além disso, os pesquisadores descobriram que o óleo de coco pode auxiliar na desintoxicação devido à forma como ele atua no fígado. Para retardar o envelhecimento naturalmente, tome uma colher de sopa de óleo de coco com frutas vermelhas ricas em antioxidantes no café da manhã. Você também pode aplicá-lo diretamente na pele para obter benefícios adicionais à saúde e suavização do envelhecimento.

3. AJUDA A CONTROLAR O DIABETE TIPO 2

Quando as células se recusam a responder à insulina e não absorvem mais glicose para energia, elas são consideradas resistentes à insulina. O pâncreas então bombeia mais insulina para compensar e cria um ciclo de superprodução. A resistência à insulina é precursora do diabetes tipo 2.

Estudos sugerem que os MCFAs ( que são e podem ser categorizados como ácidos graxos saturados ou insaturados com base na presença de ligação(ões) no óleo de coco ajudam a equilibrar as reações de insulina nas células e promovem um processo digestivo saudável. Eles aliviam a pressão sobre o pâncreas e dão ao corpo uma fonte de energia consistente que não depende de reações de glicose, o que pode prevenir a resistência à insulina e o diabetes tipo II.

4. AUMENTA A IMUNIDADE(ANTIBACTERIANO,ANTIFÚGICO E ANTIVIRAL)

O ácido láurico do óleo de coco (monolaurina), que demonstrou reduzir a cândida, combater bactérias e criar um ambiente hostil para vírus. Muitas doenças hoje são causadas pelo crescimento excessivo de bactérias ruins, fungos, vírus e parasitas no corpo. Uma revisão de 2020 indica que ele tem atividade antimicrobiana e ajuda a ativar a natureza anti-inflamatória da resposta imunológica no corpo humano.

Você pode substituir grãos e açúcar na sua dieta por óleo de coco como sua fonte natural de combustível quando estiver doente. O açúcar alimenta o crescimento de bactérias ruins. Em vez disso, tome uma colher de sopa de óleo de coco três vezes ao dia quando estiver doente e consuma também muitos vegetais e caldo de mocotó, caldo de legumes com carne e suco verde.

5. AJUDA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS E PRESSÃO ALTA

O óleo de coco é rico em gorduras saturadas naturais. As gorduras saturadas não só aumentam o colesterol saudável (conhecido como colesterol HDL) no seu corpo, mas também ajudam a converter o colesterol LDL “ruim” em colesterol bom. Um ensaio randomizado cruzado publicado em Evidence-based Complementary and Alternative Medicine descobriu que o consumo diário de duas colheres de sopa de óleo de coco virgem em adultos jovens e saudáveis ​​aumentou significativamente o colesterol HDL. Além disso, não foram relatados grandes problemas de segurança ao tomar óleo de coco virgem diariamente por oito semanas.

Outro estudo mais recente, publicado em 2020, teve os mesmos resultados e concluiu que o consumo de óleo de coco resulta em colesterol HDL significativamente mais alto do que óleos vegetais não tropicais. Ao aumentar o HDL no corpo, ele ajuda a promover a saúde cardíaca e a diminuir o risco de doenças cardíacas.

6. MELHORA A DIGESTÃO E REDUZ INCOMODOS ESTOMACAIS

O óleo de coco também melhora a digestão, pois ajuda o corpo a absorver vitaminas lipossolúveis, cálcio e magnésio. Se o óleo de coco for tomado ao mesmo tempo que os ácidos graxos ômega-3, ele pode torná-los duas vezes mais eficazes, pois eles estão prontamente disponíveis para serem digeridos e usados ​​pelo corpo. Pesquisas sugerem que o óleo de coco pode ajudar a melhorar as bactérias e a saúde intestinal destruindo bactérias ruins e cândida. O desequilíbrio de cândida, em particular, pode diminuir o ácido estomacal, o que causa inflamação e má digestão. Tudo isso junto significa que o óleo de coco beneficia a saúde digestiva e ajuda a tratar ou prevenir úlceras estomacais e colite ulcerativa.

7. BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO PARA O CUIDADO DOS CABELOS E PELE

Se você tem caspa ou cabelo seco, o óleo de coco tem os ácidos graxos perfeitos para ajudar a melhorar essas condições. Na verdade, há muito que o óleo de coco pode fazer pelo cabelo . Você pode fazer xampu caseiro de coco e lavanda para melhorar seu cabelo e usar óleo de coco puro como um condicionador capilar totalmente natural.

Para se livrar da caspa e engrossar o cabelo, massageie uma colher de sopa de óleo de coco misturado com 10 gotas de óleo essencial de alecrim no couro cabeludo por três minutos. Então tome banho 30 minutos depois.( pode substituir por óleo de rícino que é ótimo para o cabelo) para um efeito mais eficiente durma com o óleo de coco no cabelo e lave pela manhã.

O óleo de coco é maravilhoso como um limpador facial, hidratante e protetor solar, mas também pode tratar muitos distúrbios de pele. Os ácidos graxos (caprílico e láurico) no óleo de coco reduzem a inflamação interna e externamente e hidratam, tornando-os uma ótima solução para todos os tipos de condições de pele . Ele protege a pele e tem muitos antioxidantes que o tornam ideal para curar a pele. Além disso, as propriedades antimicrobianas equilibram as fontes de cândida ou fungos que podem causar muitas condições de pele.

8. REDUZ A IMFLAMAÇÃO E A ARTRITE

Estudo na Índia, os altos níveis de antioxidantes presentes no óleo de coco virgem demonstraram reduzir a inflamação e melhorar os sintomas da artrite de forma mais eficaz do que os principais medicamentos. Em outro estudo recente, descobriu-se que o óleo de coco colhido apenas com calor médio suprimia células inflamatórias. Ele funcionava tanto como analgésico quanto anti-inflamatório.

9. PREVINE O CÂNCER E AJUDA NO TRATAMENTO

O óleo de coco tem duas qualidades que o ajudam a combater o câncer , incluindo as cetonas produzidas no óleo. As células tumorais não conseguem acessar a energia nas cetonas e são dependentes de glicose. A segunda qualidade é o teor de ácidos graxos de cadeia média no óleo de coco. Como os MCFAs digerem as paredes lipídicas das bactérias, eles também podem matar a bactéria helicobacter pylori , que é conhecida por aumentar o risco de câncer de estômago. Além disso, pesquisas mostram que o ácido láurico encontrado no óleo de coco pode ter ações anticancerígenas ao desencadear efeitos antiproliferativos e pró-apoptóticos.

10. REDUZIR OS SINTOMAS DA DOENÇA DA VESÍCULA BILIAR E DA PACREATITE

Pode ajudar a reduzir os sintomas da doença da vesícula biliar e da pancreatite
Um estudo com animais publicado no Journal of Animal Sciences mostra que os AGCMs do óleo de coco não precisam de enzimas pancreáticas para serem decompostos, então tomar óleo de coco alivia a pressão sobre o pâncreas. Além disso, esse superalimento é tão fácil de digerir que é conhecido por melhorar os sintomas da doença da vesícula biliar também. Substitua outras gorduras de cadeia longa por óleo de coco para melhorar a saúde da vesícula biliar e do corpo todo.

Informações Nutricionais:
Para entender seu impacto nutricional, é importante entender os poucos tipos de óleo de coco disponíveis no mercado:

Óleo de Coco Virgem: Óleo de Coco Extravirgem  O óleo de coco virgem é o menos refinado e o mais benéfico. É feito com copra, ou polpa de coco seca, que é removida da casca e prensada para extrair os óleos naturais. Ele normalmente tem um ótimo sabor.
Dentro desta categoria, você verá óleo produzido usando um método de "moagem úmida", o que significa que ele é extraído da polpa fresca do coco,

Óleo de Coco Virgem: Óleo de Coco Extravirgem

O óleo de coco virgem é o menos refinado e o mais benéfico. É feito com copra, ou polpa de coco seca, que é removida da casca e prensada para extrair os óleos naturais. Ele normalmente tem um ótimo sabor.
Dentro desta categoria, você verá óleo produzido usando um método de “moagem úmida”, o que significa que ele é extraído da polpa fresca do coco, e óleo produzido com um método seco, já que copra seca é usada em vez disso. Às vezes, você verá “óleo de coco extravirgem”, mas realmente não há diferença entre virgem e extravirgem quando se trata de óleo de coco, então qualquer opção é uma ótima escolha.

Óleo Refinado

O óleo refinado geralmente é feito a partir de grãos de coco secos, que são pressionados em uma prensa hidráulica aquecida para extrair o óleo. Isto produz praticamente todo o óleo presente, representando mais de 60% do peso seco do coco. Este óleo de coco “bruto” não é apropriado para o consumo porque contém contaminantes e deve ser refinado com mais aquecimento e filtragem.

Um outro método para a extração de óleo de coco envolve a ação enzimática da alfa-amilase, poligalacturonase e proteases em uma pasta de coco diluída

Maneira de consumir óleo de coco é no café ou chá. Procure uma quantidade pequena, como 1 colher de chá.( Tem que ser o óleo de coco extravirgem para o consumo)

As Informações Contidas Neste Artigo São Para Fins Educacionais e Não Substituem a Avaliação de Um Profissional Qualificado.

10 Benefícios da Cúrcuma para a Saúde:

https://omelhordavidasaudavel.com.br/2025/03/11/10-beneficios-da-curcuma-para-a-saude/

A cúrcuma é parente do gengibre e esse tempero amarelo-alaranjado vívido é comum na culinária indiana, do sudeste asiático e do Oriente Médio.

https://omelhordavidasaudavel.com.br/2025/03/11/10-beneficios-da-curcuma-para-a-saude/

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_de_coco

Gostou Deste Post? Compartilhe Com Seus Amigos e Familiares!

1 thought on “BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO PARA A SAÚDE 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.