
O gengibre tem sido um ingrediente alimentar importante na culinária diária do sul da Ásia e na medicina tradicional chinesa por milênios. Além de adicionar sabor e aroma aos pratos, historicamente ele sempre foi administrado para ajudar em muitas doenças, incluindo asma, gripe, indigestão e desconforto gastrointestinal.
Embora ele dê um sabor delicioso a biscoitos, bolos e, claro, criações de pão de gengibre de todos os tipos — sem mencionar pratos saborosos do mundo todo — o gengibre também tem algumas propriedades benéficas para a nossa saúde que podem ajudar a dar suporte ao seu bem-estar geral. O gengibre possui propriedades que proporcionam alívio da dor, redução da inflamação, proteção antioxidante, melhora da digestão e estimulação do metabolismo, o que o torna um aliado na perda de peso.
Uma Introdução ao Gengibre:
O gengibre, ou Zingiber officinale, é nativo do sudeste da Ásia. Enquanto os caules frescos acima do solo da planta do gengibre são usados em alguns pratos asiáticos, são os rizomas gordos e nodosos do gengibre, ou os caules subterrâneos, que são mais valorizados para fins alimentares e curativos.
Benefícios do Gengibre para a Saúde:
1. Prevenção de Doenças Inflamatórias:
O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias que também podem contribuir para outros benefícios à saúde. inflamação associadas à síndrome pré-menstrual, dor muscular após exercícios, osteoartrite do joelho e enxaqueca . Controlar a inflamação associada à colite ulcerativa , doença de Crohn , artrite reumatoide, psoríase e lúpus. Além disso, os pesquisadores estão investigando se doses terapêuticas de gengibre podem ter um efeito protetor no coração e nos vasos sanguíneos. Protegendo contra inflamação e fortalecendo seu sistema imunológico. Não existe um ingrediente milagroso que “fortaleça” seu sistema imunológico, é importante seguir uma dieta saudável e equilibrada que contenha todas as vitaminas e minerais que seu corpo precisa, dizem os especialistas.
Isso é apoiado por estudos que destacam suas propriedades antioxidantes. E, talvez mais encorajador, para aqueles com distúrbios autoimunes. Pesquisas recentes conduzidas pela Universidade do Colorado sugerem que ele pode ajudar a proteger contra inflamações no corpo.Devido ao gingerol, substância presente na planta, o gengibre tornou-se um dos queridinhos da indústria farmacêutica. Isso, graças à natureza antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória.
2. Auxilia Na Perda de Peso:

Usado como um termogênico, devido ao aquecimento produzido pelo 6-gingerol e pelo 8-gingerol, o gengibre acelera o metabolismo, ajuda a queimar as gorduras e a emagrecer. isso acontece porque essas substâncias estimulam a produção de calor. Devido às suas propriedades termogênicas, ele pode auxiliar no controle do peso aumentando o metabolismo” devido ao aquecimento produzido pelo 6-gingerol e pelo 8-gingerol, o gengibre acelera o metabolismo, ajuda a queimar as gorduras e a emagrecer. isso acontece porque essas substâncias estimulam a produção de calor.
3. Promove a Digestão o Equilíbrio Intestinal:
Devido seu fator termogênico, há uma aceleração no processo de digestão, equilibrando o ácido estomacal e estimulando o funcionamento intestinal. No caso de gases, por causa deste aceleramento, você tem um alívio. Os benefícios do gengibre para a saúde digestiva são amplamente atribuídos à presença de gingerol, um composto bioativo que aumenta a velocidade com que os alimentos saem do estômago e passam pelo processo digestivo.
4. Náusea, Vômito ou Dor de Estômago:
Qualquer pessoa que tenha sentido náusea, vômito ou dor de estômago provavelmente já usou gengibre ou o teve sugerido como um remédio potencial. E por um bom motivo: o gengibre tem uma longa história como um tratamento eficaz e seguro para náusea e vômito, particularmente quando os sintomas são causados por gravidez ou tratamento de quimioterapia. Da mesma forma, o gengibre também é eficaz para aliviar inchaço e gases intestinais, bem como enjoo de movimento.
Os benefícios do gengibre para a saúde digestiva são amplamente atribuídos à presença de gingerol, um composto bioativo que aumenta a velocidade com que os alimentos saem do estômago e passam pelo processo digestivo. Devido seu fator termogênico, há uma aceleração no processo de digestão, equilibrando o ácido estomacal e estimulando o funcionamento intestinal. No caso de gases, por causa deste aceleramento, você tem um alívio.
5. Melhora a imunidade:
Em função do seu caráter antioxidante, o consumo do gengibre gera um aumento da imunidade, ajudando quem busca por uma vida mais saudável. Popularmente, ele é um dos principais produtos naturais indicados. A imunidade é o mecanismo de defesa do organismo contra substâncias estranhas (antígenos) O sistema imunológico é o sistema responsável por desencadear esse processo de defesa e manter, assim, o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. Com seus altos níveis de antioxidantes e outros compostos bioativos, o gengibre pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, reduzindo o risco de infecções”
6. Ajuda na Prevenção do Câncer:
Já existem diversos estudos que buscam compreender o efeito do gingerol no tratamento de alguns tipos de câncer, como o de mama, por diversos fatores, já citados, ele é indicado. Lembrando sempre que deve ser sob orientação médica. “Gingerol são compostos ativos do gengibre com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e anticancerígenas”, ele explica.“Outro composto bioativo é o ‘6-Shogaol’, que também é relatado como tendo muitas características farmacológicas e de saúde, como ser anti-inflamatório, antiúlcera, antiprostaglandina, anticancerígeno, anti-invasivo e tem muitas outras propriedades como um expectorante muito poderoso ou efeito anti-tecido, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial.”
7. Possui Efeito Analgésico: Reduzir Dores Musculares:
Por efeito de seu caráter analgésico, pode ser ingerido no auxílio de dores medianas. Mastigar um pedacinho de gengibre ajuda no alívio de dores de garganta, por exemplo. O gengibre também tem propriedades analgésicas e pode ajudar a reduzir a dor e a sensibilidade muscular” Isso é algo apoiado por estudos que se concentram na dor muscular devido ao exercício. O efeito anti-inflamatório do gengibre pode reduzir a dor muscular após atividade física intensa, de acordo com um estudo, outro procurou ver se os participantes que estavam fazendo treinamento de força poderiam reduzir a dor muscular tomando gengibre cru ou gengibre tratado termicamente.( um chá de gengibre)
9. Pode Ajudar na Prevenção do Alzheimer:
O estudo destacou o papel do gengibre no Alzheimer e na demência os resultados revelaram a capacidade do gengibre de retardar a progressão da demência em todos os seus estágios, da neurodegeneração à neuroinflamação, ao mesmo tempo em que mantém a sobrevivência dos neurônios.Seus compostos bioativos podem melhorar os sintomas neurológicos e as condições patológicas modulando a morte celular ou as moléculas de sinalização de sobrevivência celular.
Os efeitos de aprimoramento cognitivo do gengibre podem ser parcialmente explicados por meio da alteração dos sistemas monoamina e colinérgico em várias áreas do cérebro. Além disso, o gengibre diminui a produção de fatores relacionados à inflamação. O objetivo da presente revisão é resumir os efeitos do gengibre na prevenção das principais doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, a doença de Parkinson e a esclerose múltipla. Pesquisas mostram que os compostos bioativos do gengibre podem inibir a inflamação cerebral e têm potencial neuroprotetor, conforme publicado no “Journal of Neuroinflammation”.
Especificamente Alzheimer, são seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Em particular, estudos clínicos demonstraram que o uso do gengibre aumentou a expressão do fator de crescimento nervoso (NGF), desempenhando um papel fundamental na melhora da função da memória, simplificando o aprimoramento hipocampal de longo prazo e acelerando o crescimento de neuritos.
10. Realça o Sabor dos Alimentos:
Além dos benefícios do gengibre já apresentados que se relacionam diretamente a saúde, ele também faz bem ao nosso paladar, pois deixa os alimentos mais saborosos e com uma cor mais apetitosa. “Ele tem um sabor forte e picante, então introduza-o na sua culinária aos poucos. Como usar gengibre na sua comida? “Basta esfregar a casca e picar ou ralar como desejar.

O Que é o Gengibre?
O zingiber officinale, mais conhecido como gengibre, é uma planta herbácea classificada como um rizoma, diferente de um tubérculo ou de uma raiz. Ele é um tipo de caule subterrâneo que se espalha por debaixo da terra e é extremamente nutritivo. Ele realmente ajudava a combater problemas de saúde.
Como Consumir o Gengibre?
Ele pode ser consumido in natura. para fazer chá, é comum cortar pequenos pedaços do gengibre e colocar junto ao limão para ferver. Além de saborosa, a bebida é um ótimo companheiro em dias frios. para realçar o sabor dos alimentos.
Dicas Para Colocar o Gengibre Em Sua Dieta
Há muitas maneiras de consumir gengibre, incluindo chás e sucos de gengibre, suplementos de gengibre, doces ou até mesmo gengibre fresco. Você também pode misturar gengibre para adicionar a um smoothie ou molho ao cozinhar. Felizmente, a maioria dos benefícios do gengibre para a saúde estão presentes em todas as suas diferentes formas, o que significa que você também pode optar por pasta de gengibre, gengibre em conserva, gengibre em pó, etc.
“Experimente em Uma Bebida Primeiro:
rale um pouco de gengibre em uma caneca, adicione um pouco de suco de limão e uma colher de chá de mel e despeje sobre água quente para uma bebida deliciosa e reconfortante.” Então você pode começar a adicioná-lo a outros pratos, como refogados, pratos de arroz e o “bolo de gengibre pegajoso”
O gengibre pode ser usado fresco, seco, moído ou conservado. Ele adiciona um sabor picante a pratos saborosos como refogados e curries, e um elemento quente e picante ao chá, assados e outros doces.: “Ele tem um sabor forte e picante, então introduza-o na sua culinária aos poucos.
“Tenho duas certezas sobre o gengibre. Primeiro, uma imagem de gengibre no rótulo de um alimento não significa que o produto trará algum benefício e, segundo, você não pode ter um estilo de vida pouco saudável e compensá-lo com gengibre, antes de pensar que o gengibre resolverá todos os seus problemas médicos.
As Informações Contidas Neste Artigo São Para Fins Educacionais e Não Substituem a Avaliação de Um Profissional Qualificado.
10 Benefícios da Cúrcuma para a Saúde
https://omelhordavidasaudavel.com.br/2025/03/11/10-beneficios-da-curcuma-para-a-saude/
Gostou Deste Post? Compartilhe Com Seus Amigos e Familiares!