Café e os efeitos incríveis para a sua saúde é uma das bebidas mais consumidas no mundo, apesar de todos os preconceitos e esforços intensos para rebaixá-lo. Na verdade, beber café é um hábito diário na maioria dos lares e escritórios ao redor do mundo em todos os tipos de ocasiões.

EFEITOS INCRÍVEIS DO CAFÉ NA SUA SAÚDE EM 2025

Saúde Blog Comida Nutrição
Café e benefícios para a sua saúde é uma das bebidas mais consumidas no mundo, apesar de todos os preconceitos e esforços intensos para rebaixá-lo. Na verdade, beber café é um hábito diário na maioria dos lares e escritórios ao redor do mundo em todos os tipos de ocasiões. No entanto, tomar de 2 até 3 xícaras de café por dia pode oferecer muito mais à saúde das pessoas do que simplesmente o prazer de saborear e aproveitar esta bebida tradicional.

Café e os efeitos incríveis para a sua saúde é uma das bebidas mais consumidas no mundo, apesar de todos os preconceitos e esforços intensos para rebaixá-lo.

Na verdade, beber café é um hábito diário na maioria dos lares e escritórios ao redor do mundo em todos os tipos de ocasiões. No entanto, tomar de 2 até 3 xícaras de café por dia pode oferecer muito mais à saúde das pessoas do que simplesmente o prazer de saborear e aproveitar esta bebida tradicional. De fato, muito poucas pessoas sabem que o café é considerado uma bebida nutracêutica (nutricional e farmacêutica); é mais rico em minerais do que bebidas isotônicas e também contém vitamina B (niacina).

A quantidade de cafeína encontrada em 3 ou 4 xícaras de café (500 mg/dia), a ingestão diária considerada segura por especialistas, estimula a atenção, concentração, memória e aprendizado das pessoas. Além disso, o café contém antioxidantes naturais chamados ácidos clorogênicos (CGA)

Quando os grãos são torrados corretamente, esses ácidos formam os quinídeos, que ajudam a prevenir a depressão e suas consequências (tabagismo, alcoolismo, uso de drogas e suicídio).

Portanto, a bebida mais saudável para crianças e adolescentes em todo o mundo é o velho café natural. Uma ingestão média de três xícaras por dia fornece cálcio, vitaminas e outros nutrientes básicos para a saúde humana sem causar obesidade. O consumo moderado diário de café por adultos também pode ajudar a combater a depressão ,a quarta principal causa de morte no mundo hoje. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, até 2020 ela se tornará a segunda principal causa, depois dos ataques cardíacos.

Assim, uma boa maneira de evitar a depressão e suas consequências, bem como os ataques cardíacos, é começar a beber uma dose diária moderada de café, preto ou branco, em casa, na escola ou no trabalho, desde a primeira infância Evidências científicas cumulativas recentes ajudaram a desmistificar a ideia de que o café é uma planta psicotrópica (devido à presença de cafeína) e a caracterizá-lo como um produto com propriedades nutricionais e medicinais (ou farmacêuticas) incríveis, que podem ser altamente benéficas para a sua saúde.

Pesquisas sobre o café e centenas de milhares de outras plantas que formam a imensa flora brasileira abriram amplas perspectivas para futuros estudos promissores direcionados à melhoria dos benefícios para a sua saúde e da qualidade de vida de todos os brasileiros e da humanidade como um todo. O Brasil pode desempenhar um papel de liderança e fundamental nesse processo, desde o cultivo das plantas até a realização de pesquisas sobre nutrição humana e saúde física/mental

A Cafeína do Café

A cafeína foi a primeira substância química identificada no café, em 1820, na
Alemanha, por Ferdinand Runge. E nenhuma outra substância foi mais estudada
desde então, em toda a história da medicina. Apesar de quase dois séculos de críticas, pesquisas recentes mostram que as afirmações de que o consumo de cafeína – ainda que em quantidade moderada
é prejudicial à saúde humana, são total e completamente infundadas. Além disso, não existem evidências científicas da associação dessa cafeína com cardiopatias, úlceras e diversos tipos de câncer, como outrora se afirmava (Lima, 2001). E mais importante, o café não é formado apenas por cafeína.

Muitos artigos foram publicados, inicialmente, incriminando a cafeína e culpando o café como um grande vilão para as doenças cardíacas, dentre elas o infarto do miocárdio.

Entretanto, atualmente, está bem caracterizado não haver nenhuma relação entre o consumo de café e a ocorrência de doença coronariana, arritmias cardíacas, hipertensão arterial bem como óbitos em decorrência dessas doenças ou causas diversas, em homens e mulheres com 30 a 59 anos de idade (Willett et al., 1996; Kleemola et al., 2000).No contexto desses resultados, Kleemola et al. (2000) observam que um ligeiro aumento da mortalidade em função das doenças cardiovasculares e outras causas, em homens grandes consumidores de café, é conseqüência exclusiva de efeitos provenientes do tabagismo e da alta taxa de colesterol.

CAFÉ MELHORA OU PIORA O FÍGADO?

o café reduz o risco de doenças hepáticas crônicas em até 21% e diminui quase pela metade o risco de morte relacionada ao fígado. E por que o café ajuda o fígado, especialmente em condições como a esteatose hepática.

QUAL É O EFEITO DO CAFÉ NO SEU CÉREBRO?

Café e Alzheimer: O que eu sempre digo: o que faz bem para o coração, faz bem para o cérebro. E o café é um exemplo perfeito disso. Ele pode ajudar a reduzir o risco de demência, incluindo o Alzheimer,

QUAL A MELHOR HORA DE TOMAR CAFÉ (DE ACORDO COM A CIÊNCIA)?

O ideal, segundo especialistas, é esperar pelo menos uma ou duas horas após acordar para tomar a primeira xícara. Por isso, o segredo está na moderação: Se não tem privação do sono então para a maioria das pessoas, até três ou quatro xícaras por dia é uma dose segura até as 15:00 hs

SERÁ QUE O CAFÉ PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO?

Quando falamos de pressão arterial, sabemos que o café pode causar um aumento momentâneo logo após o consumo. Isso acontece porque a cafeína estimula o sistema nervoso e provoca uma leve contração dos vasos sanguíneos.

ISSO ACONTECE COM SEU CORPO QUANDO VOCÊ BEBE CAFEÍNA

Benefícios do Café para o Fígado Vamos começar falando sobre um dos órgãos mais importantes do corpo: o fígado. Durante muito tempo, havia dúvidas se o café na verdade, proteger o fígado contra uma série de doenças. Pesquisas de larga escala, como a análise de mais de 500 mil pessoas no Reino Unido, comprovaram que o famoso ‘fígado gorduroso’?

A ciência mostra que o café tem compostos bioativos, como antioxidantes e polifenóis, que ajudam a reduzir inflamações no fígado e evitar o acúmulo de gordura nas células hepáticas. Além disso, ele melhora a sensibilidade à insulina, um fator importante, já que a resistência à insulina está diretamente ligada ao desenvolvimento da esteatose. Estudos também sugerem que o café pode retardar a progressão de problemas mais graves, como fibrose e cirrose, protegendo o fígado a longo prazo. Uma novidade incrível é que o café pode reduzir o risco de câncer de fígado, especialmente o carcinoma hepatocelular, o tipo mais comum.

Ele age diminuindo inflamações crônicas e protegendo as células hepáticas contra o dano oxidativo – dois fatores que muitas vezes levam ao desenvolvimento do câncer. E o melhor: isso vale tanto para o café comum quanto para o descafeinado.

Café e Câncer Falando em câncer de fígado. E mais: quanto maior o consumo moderado de café, menor a probabilidade de desenvolver essas doenças, segundo uma análise robusta de 28 estudos. Antigamente, algumas pesquisas sugeriam que o café poderia aumentar o risco de câncer. Mas agora sabemos que esses resultados estavam distorcidos. Por quê? Porque muitos dos consumidores de café também eram fumantes, e o cigarro, claro, é um fator de risco conhecido para vários tipos de câncer.

Quando os estudos mais recentes passaram a separar esses dois hábitos, ficou claro que o café, na verdade, tem um efeito protetor contra a doença. Uma das formas como o café protege contra certos tipos de câncer, como o de endométrio, é sua capacidade de influenciar os níveis hormonais. Ele ajuda a reduzir os níveis de estrogênio circulante, um hormônio que, em excesso, pode aumentar o risco desse tipo de câncer.

Essa ação hormonal é mais um dos mecanismos pelos quais o café age como um protetor para a saúde. Com as evidências mais recentes, fica claro que o café, consumido com moderação, não apenas não aumenta o risco de câncer, como pode ajudar a prevenir certos tipos, especialmente os hormonais. É uma reviravolta interessante que reforça o papel dessa bebida na saúde.
Café e coração E agora vamos falar sobre o coração,

Café e Pressão Alta (Café e Arritmias; Café e Infarto)

Especialmente para quem tem pressão alta ou arritmias?
Porém, estudos de longo prazo mostram que quem consome café regularmente tende a ter um risco menor de desenvolver hipertensão. Além disso, pesquisas indicam que, para a maioria das pessoas, o café não está associado ao aumento sustentado da pressão arterial Café e arritmias cardíacas Mas e as arritmias, aquelas palpitações ou batimentos cardíacos irregulares? Por ser um estimulante, o café pode causar episódios de palpitações em pessoas mais sensíveis.

No entanto, um grande estudo de meta-análise publicado em JAMA Internal Medicine, que analisou dados de mais de 300 mil participantes, mostrou que o consumo regular de café não está associado a um aumento no risco de arritmias perigosas, como a fibrilação atrial. Pelo contrário, pesquisas sugerem que doses moderadas de café podem até ter um efeito protetor para a saúde.

Como Tomar o Café do Jeito Certo (para Melhorar a Performance Cerebral e Muscular)

O desempenho, o tempo faz toda a diferença. Estudos mostram que tomar café cerca de 30 a 60 minutos antes de uma atividade física ou mental pode aumentar a energia, a concentração e até a resistência. Seja para um treino intenso ou uma reunião importante, esse intervalo é o suficiente para que a cafeína atinja seu pico no organismo, garantindo o melhor efeito possível.

Café e Creatina

Qual a melhor hora de tomar cada um? Agora, um alerta importante para quem usa creatina, um dos suplementos mais populares entre quem treina. A cafeína pode interferir nos efeitos da creatina, especialmente na força muscular, já que ambas têm ações opostas no corpo: enquanto a cafeína estimula,
a creatina ajuda na recuperação e relaxamento muscular. A melhor estratégia é separar o consumo das duas. Então, tome café ou cafeína antes do treino para dar aquele gás na performance, e deixe a creatina para depois da malhação, otimizando os benefícios de ambos.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos e familiares!

10 Melhores Chás para a sua Saúde em 2025

As informações contidas neste artigo são para fins educacionais e não substituem a avaliação de um profissional qualificado.

Efeitos do Café na Sua Saúde

https://en.wikipedia.org/wiki/Health_effects_of_coffee

1 thought on “EFEITOS INCRÍVEIS DO CAFÉ NA SUA SAÚDE EM 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.